X
19 de Setembro de 2019, 07:42

Autor Tópico: Judo  (Lida 14994 vezes)

XibinhaSLB

• *
  • Ano da "Reconquista"
  • Awards: User do Ano 2017
Re: Judo
« Responder #375 em: 16 de Março de 2019, 13:22 »
TELMA MONTEIRO EM 5.º NO GRAND SLAM DE ECATERIMBURGO

A competição decorre até domingo (dia 17) na Rússia. Telma Monteiro terminou, nesta sexta-feira, em quinto lugar no Grand Slam de Ecaterimburgo, que decorre até domingo (dia 17), na Rússia.
A judoca do Benfica, que competiu na categoria -57kg, venceu os dois combates no quadro principal e perdeu já nas meias-finais, sendo relegada para o bronze, que também perdeu para a judoca canadiana Jessica Klimkait.

No sábado (dia 16), a judoca do Benfica Bárbara Timo (-70 kg) estará em competição, e no domingo (dia 17) será a vez de Rochele Nunes (+78 kg).

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/03/15/judo-benfica-telma-monteiro-5-lugar-grand-slam-ecaterinburgo

XibinhaSLB

• *
  • Ano da "Reconquista"
« Responder #376 em: 18 de Março de 2019, 16:51 »
JOÃO PEREIRA PROMOVE PRÁTICA DO DESPORTO NO EVENTO IV SECTHON

Triatleta do Benfica apresentou vários exercícios a uma plateia composta por vários alunos do ensino superior. João Pereira marcou presença, na manhã de sexta-feira (15 de março), na Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa, no evento IV Secthon.
Em parceria com a Multicert, o triatleta do SL Benfica orientou uma atividade de promoção à prática de exercício físico com os participantes presentes, várias dezenas de alunos do ensino superior, que gerou naturalmente momentos de boa disposição.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/03/17/clube-triatlo-joao-pereira-evento-iv-secthon-parceria-multicert

XibinhaSLB

• *
  • Ano da "Reconquista"
« Responder #377 em: 18 de Março de 2019, 16:51 »
ROCHELE NUNES CONQUISTA BRONZE NO GRANDE SLAM DE ECATERIMBURGO

Judoca do Sport Lisboa e Benfica subiu ao 3.º lugar do pódio na categoria de +78kg. Rochele Nunes, judoca do Sport Lisboa e Benfica conquistou, neste domingo, a medalha de Bronze, em +78kg, no Grand Slam de Ecaterimburgo, na Rússia.
A atleta estreou-se com uma vitória por 'ippon', perante a russa Kseniia Chibisova (20.ª posição do ranking mundial), perdendo de seguida nos quartos de final, com a brasileira Maria Suelen Altheman (5.ª da hierarquia), por acumulação de 'shidos'.

Na repescagem, Rochele Nunes regressou às vitórias, eliminando, em apenas 30 segundos por 'ippon', a holandesa Tessie Savelkouls.

No combate para atribuição da medalha de bronze, face à lesão da sua adversária, a bósnia Larisa Ceric (2.ª classificada do ranking mundial), Rochele Nunes não precisou sequer de entrar no tatami para subir ao 3.º lugar do pódio.

Esta é a segunda medalha conquistada pela atleta, depois do Bronze na estreia pela Seleção lusa em Telavive.

Segue-se o Grand Prix de Tbilisi, a 29 de março.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/03/17/judo-benfica-rochele-nunes-conquista-bronze-grand-slam-ecaterimburgo

XibinhaSLB

• *
  • Ano da "Reconquista"
« Responder #378 em: 19 de Março de 2019, 17:10 »
GRANDE PRÉMIO TELMA MONTEIRO

Evento está marcado para o próximo dia 24 de março (domingo), no Pavilhão n.º 2 da Luz. O Sport Lisboa e Benfica organiza, em parceria com o Clube Judo Hajime, no dia 24 de março (domingo), o primeiro torneio de Judo infantil, Grande Prémio Telma Monteiro.
O evento – que decorrerá entre as 9h00 as 13h00 no Pavilhão n.º 2 da Luz e onde a judoca e capitã de equipa será alvo de homenagens por parte de atletas e treinadores – será aberto ao público e terá entrada gratuita.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/03/19/judo-grande-premio-telma-monteiro-24-marco

XibinhaSLB

• *
  • Ano da "Reconquista"
« Responder #379 em: 20 de Março de 2019, 17:57 »
Telma Monteiro entra nos lugares de apuramento para os Jogos Olímpicos

Olímpica falha medalha no Grand Slam ao ser 5ª (57 kg), mas soma pontos importantes no ranking de qualificação. A olímpica do Benfica Telma Monteiro (57 kg) entrou nos lugares de apuramento para os Jogos Olímpicos, após o 5º lugar no Grand Slam de Ekaterimburgo, na Rússia.

A medalha de bronze nos Jogos do Rio'2016 subiu ao 26º lugar e entrou nas posições elegíveis para Tóquio'2020, enquanto no ranking mundial manteve o 17º posto, numa lista liderada pela japonesa Tsukasa Yoshida.

Quem também se destacou na prova deste fim-de-semana foi a luso-brasileira Rochele Nunes (Benfica), que conquistou a medalha de bronze no Grand Slam e subiu do 40º ao 23º lugar (+78 kg) do ranking mundial, sendo agora a 20ª na lista de qualificação para Tóquio'2020, bem posicionada para conseguir o seu objetivo.

Também Joana Ramos consolidou a sua posição (52 kg) na corrida por Tóquio'2020. A olímpica do Sporting é a 13ª na lista de qualificação olímpica e no ranking mundial subiu três lugares, sendo agora 19ª.

Para além do trio que brilhou na Rússia, Jorge Fonseca (100 kg), Anri Egutidze (81 kg), Catarina Costa (48 kg), Bárbara Timo (70 kg) e Patrícia Sampaio (78 kg) estão virtualmente qualificados para os próximos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020.

https://www.record.pt/modalidades/judo/detalhe/telma-monteiro-virtualmente-apurada-para-os-jogos-olimpicos?ref=Modalidades_DestaquesPrincipais

XibinhaSLB

• *
  • Ano da "Reconquista"
« Responder #380 em: 31 de Março de 2019, 00:42 »
BÁRBARA TIMO CONQUISTA OURO NO GRAND PRIX DE TBILISSI

A judoca do Benfica subiu ao 1.º lugar do pódio na categoria -70kg. Bárbara Timo, judoca do Sport Lisboa e Benfica, conquistou neste sábado a medalha de ouro no Grand Prix de Tbilissi, na Geórgia.
A atleta, que compete na categoria -70kg, começou por se impor perante a colombiana Yuri Alvear em 54 segundos. Nos quartos de final superou a belga Roxane Taeymans após 2,18 minutos e nas meias-finais venceu a atleta russa Alena Prokopenko em apenas 35 segundos.

Na final, a judoca do Benfica bateu a alemã Laura Koch (31.ª no ranking mundial) após 4,20 minutos de prova, durante a qual sofreu duas penalizações, menos uma do que a atleta germânica.

Recorde-se que Bárbara Timo alcançou a medalha de bronze no Grand Slam de Paris, que decorreu no mês de fevereiro.

O Grand Prix de Tbilissi decorre até domingo, dia em que entra em ação a judoca do Benfica Rochele Nunes (+78kg), que foi bronze nos últimos Grand Slam Ecaterimburgo e Grand Prix Televive.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/03/30/judo-benfica-barbara-timo-medalha-de-ouro-no-grand-prix-de-tbilisi

XibinhaSLB

• *
  • Ano da "Reconquista"
« Responder #381 em: 31 de Março de 2019, 23:12 »
ROCHELE NUNES DE BRONZE EM TBILISSI

Judoca do SL Benfica fechou o pódio no Grand Prix disputado na Geórgia. Espetacular prestação das judocas do SL Benfica no Grand Prix de Tbilissi! Depois da Medalha de Ouro conquistada por Bárbara Timo (-70kg), neste domingo foi a vez de Rochele Nunes trazer para Portugal a Medalha de Bronze (+78kg).
A judoca do Clube começou por vencer a lituana Santa Pakenyte, seguindo-se novas vitórias perante a russa Kseniia Chibisova e a bielorrussa Maryna Slutskaya.

Nas meias-finais, no combate de acesso ao Ouro, Rochele Nunes foi derrotada pela francesa Julia Tolofua.

Relegada para o combate do Bronze, a judoca do SL Benfica impôs-se à ucraniana Galyna Tarasova por ippon, conquistando mais uma Medalha para Portugal, depois dos Bronzes conquistados em Telavive e Ecaterimburgo.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/03/31/judo-rochele-nunes-benfica-medalha-bronze-grand-prix-tbilissi

XibinhaSLB

• *
  • Ano da "Reconquista"
« Responder #382 em: 09 de Abril de 2019, 11:45 »
BÁRBARA TIMO E ROCHELE NUNES MOTIVADAS PARA O QUE AÍ VEM

Depois de ganharem duas medalhas no Grand Slam de Tbilissi, as judocas do Benfica estão de olhos postos nas próximas competições. Bárbara Timo e Rochele Nunes ganharam as medalhas de ouro e bronze, respetivamente, no Grand Prix de Tbilissi. Em entrevista à BTV, as judocas do Benfica falaram das suas recentes conquistas e perspetivaram as próximas competições.
“Foi muito bom, foi a minha segunda medalha no trimestre, a primeira foi de bronze e vir agora a de ouro foi a cereja no topo do bolo para me dar mais força para as próximas provas”, afirmou Bárbara Timo, em declarações à BTV.

“Apesar de ter sido bronze em Paris, estava a sentir-me em muito boa forma, mas depois perdi em Dusseldorf e na Rússia, então não estava com aquela confiança lá em cima. Acredito sempre em mim, mas não estava com o estado de espírito a 100% e o que me deixou mais contente é que mesmo assim consegui o ouro”, acrescentou.

“O caminho até às Olimpíadas, que é o nosso foco maior é longo, mas passa muito rápido e estas conquistas são muito boas para ganharmos mais confiança para que possamos ter um ano ainda melhor, pois começámos muito bem o trimestre com várias medalhas e isso só mostra que estamos bem preparadas para as próximas competições”, referiu a judoca Rochele Nunes.

As duas judocas do Benfica confessam que partilham os mesmos sonhos, e que com a ajuda uma da outra torna-se mais fácil a corrida pelo sucesso.

“Temos de valorizar o Ouro da Bárbara porque ela fez uma competição muito boa, mas nós sabemos que nada está garantido. O nosso caminho ainda é muito longo e acho que cada passo é importante”, disse Rochele Nunes.

“Estamos aqui pelo mesmo sonho e juntas somos mais fortes e é mais fácil. Quando a Bárbara ganhou a primeira medalha em Paris eu chorei muito porque sabia que era uma conquista importante para as duas. Consolidou a nossa vinda para Portugal”, confessou a judoca.

Esta semana, a equipa feminina de judo do Benfica está no Japão onde realiza um estágio de preparação.

“Pensando no modelo de treino no Japão, como o judo é o desporto mais conhecido lá, há muitas atletas com quem podemos treinar. Aqui, em Portugal, temos mais homens e às vezes não conseguimos ter um treino mais específico para a nossa realidade de luta e lá conseguimos porque há muitas mulheres nos diversos pesos”, considerou a atleta Bárbara Timo.

“Vamos voltar ao berço do judo, onde ele foi fundado e também é o país que tem mais resultados Olímpicos. Acho que é muito importante para que possamos evoluir. Sei que me vou divertir muito, mas também sei que vou sofrer muito porque os treinos são muito intensos, mas quero aproveitar ao máximo esta oportunidade para que cheguemos aos jogos europeus com uma boa preparação”, vincou Rochele Nunes.

Tanto Bárbara Timo como Rochele Nunes consideram a judoca Telma Monteiro uma inspiração e confessam até que foi um dos motivos para terem vindo para o Benfica.

“Um dos maiores motivos para termos vindo para Portugal foi a Telma Monteiro, porque nós gostamos de treinar com os melhores e para mim a Telma é a melhor que temos no judo em Portugal. Não é à-toa os resultados que tem, pois eu consigo ver a dedicação dela”, enfatizou Rochele Nunes.

“Ela é um ícone em Portugal e no mundo. No Brasil ela tem muitos fãs. Ela transmite um ar muito confiante, tem uma mentalidade de campeã e é isso que eu admiro muito”, reforçou Bárbara Timo.

Depois do estágio no Japão, as judocas vão competir no Grand Slam de Baku e mostram estar bastante confiantes.

“Depois do estágio no Japão vamos ter o Grand Slam de Baku em maio, que é uma competição muito forte, mas eu vejo esta prova como uma preparação para os jogos europeus, em junho, que têm sido um dos meus maiores focos neste ano, pois eu vim para Portugal para ser campeã da Europa. E depois temos os mundiais, acho que estamos muito bem preparadas, o Benfica deu-nos toda a estrutura para irmos em busca do ouro”, confessou Rochele Nunes.

“A nossa treinadora já nos disse que o Grand Slam de Baku vai ser um grande treino de elite, porque o grande objetivo é realmente os jogos europeus nesta fase”, afirmou Bárbara Timo.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/04/08/judo-benfica-rochele-nunes-barbara-timo-entrevista-btv

XibinhaSLB

• *
  • Ano da "Reconquista"
« Responder #383 em: 20 de Abril de 2019, 01:38 »
MEGA-AULA DE JUDO PARA PAIS E FILHOS

O evento vai decorrer dia 1 de maio no Campo Sintético do Estádio da Luz. O campo sintético do Estádio da Luz vai receber no dia 1 de maio (quarta-feira) uma mega-aula de judo organizada pelo Sport Lisboa e Benfica e pelo Clube Judo Hajime. A judoca Telma Monteiro faz as honras da casa.
Pais e filhos vão poder usufruir de uma aula de judo gratuita, marcada para as 10h30, no Complexo Desportivo da Luz. As inscrições devem ser feitas preferencialmente até ao dia 25 de abril através do e-mail modalidades@slbenfica.pt.

Os alunos deverão apresentar-se devidamente equipados com o fato de judo, assim como os pais com equipamento desportivo.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/04/19/judo-benfica-mega-aula-com-telma-monteiro-no-campo-sintetico-da-luz
« Última modificação: 20 de Abril de 2019, 01:39 por XibinhaSLB »

XibinhaSLB

• *
  • Ano da "Reconquista"
« Responder #384 em: 25 de Abril de 2019, 19:44 »
TELMA MONTEIRO: “O OBJETIVO MAIOR É O APURAMENTO PARA OS JOGOS OLÍMPICOS”

A propósito da entrega do Prémio CNID de Atleta do Ano 2017 à nossa judoca, o jornal “O Benfica” esteve à conversa com a medalhada olímpica e registou o tão aguardado momento. Questionada, em entrevista ao jornal “O Benfica”, sobre os objetivos que se avizinham, Telma Monteiro perspetivou as próximas provas e fez um balanço da época. Recorde-se que Telma Monteiro ganhou este prémio em 2017, sendo destacada como melhor atleta do ano.
Qual a importância de receber um prémio como este (de atleta do ano CNID)?

Tem uma grande importância, pois é bom quando vemos o nosso trabalho reconhecido, ainda para mais pela comunidade jornalística, porque acompanham de uma forma diferente o nosso desporto. Numa visão mais alargada, quais é que são os próximos grandes objetivos e quais as provas que se avizinham? O objetivo maior é o apuramento para os Jogos Olímpicos, e está relacionado com os resultados que tenho de ter nas competições em que vou participar, até maio do próximo ano. O objetivo mais recente será o Grand Slam de Baku, que é mais uma competição a contar para o apuramento olímpico, e o Campeonato da Europa, que vai ser inserido nos Jogos Europeus, a acontecer em junho.

A Telma vai estar a participar no Grand Slam de Baku, a realizar-se agora em maio. Quais as expectativas?

As expectativas são sempre as mesmas: conseguir subir ao pódio, conseguir o máximo de pontos possível para a qualificação olímpica.

Recentemente esteve em estágio no Japão (país de origem do judo), como é que correram os treinos?

Correu bastante bem a passagem pelo Japão. Foram duas semanas e estive em duas universidades diferentes. Ir ao Japão é sempre bom porque posso treinar com atletas de um nível muito elevado, mas que não participam diretamente nas competições a que eu vou, pois só podem ir duas judocas, no máximo, por país. E, portanto, regressei com a sensação de que fiz um bom trabalho e que estou num bom caminho.

Este é um ano que antecede os Jogos Olímpicos. Quais as previsões e expectativas para a qualificação?

Tenho como expectativas conseguir apurar-me. Vão ser os meus quintos Jogos Olímpicos. O objetivo passa por conseguir fazer uma boa classificação, aproveitar para estudar as adversárias que possivelmente vão estar em Tóquio, e assim que terminar a qualificação quero focar-me e fazer uma boa preparação para os Jogos Olímpicos, para estar em condições de fazer uma boa competição.

Esta talvez tenha sido uma temporada marcada por obstáculos, e até esteve doente, o que não permitiu participar numa prova (Grand Slam de Dusseldorf). Como tem lidado com estas situações?

Tenho tido alguns contratempos. Neste ano era para ter participado no Grand Slam, na Alemanha, mas não o fiz porque estive doente… Mas ainda há muitas competições, portanto eu estou bastante positiva. Eu estou habituada a ganhar, e isso não tem acontecido, pelo menos não tenho subido ao pódio como estou habituada, mas faz parte da carreira de um atleta, também, saber dar a volta às situações menos boas, e lidar com elas… O mais importante é continuar a trabalhar e manter a confiança.

Uma nova medalha olímpica em 2020 de Telma será uma meta alcançável?

Sem dúvida que é uma meta alcançável. Acho que esse é sempre o meu objetivo, e é para isso que eu me esforço e trabalho diariamente.

Como vê a inclusão no Clube das judocas Bárbara Timo e Rochele Nunes, que já afirmaram que veem a Telma como uma grande referência?

A inclusão delas foi uma mais-valia para nós, para o Clube e, também, para a seleção nacional. Acho que foi algo que funcionou muito bem, até porque foi uma oportunidade para elas, uma oportunidade para lutarem pelo objetivo e pelo sonho delas, que é estar nos Jogos Olímpicos, e por outro lado eram duas categorias de peso que nós ainda não tínhamos, nem no Clube nem na seleção, e que são importantes para eventualmente disputarmos uns Jogos Olímpicos de equipas. Portanto são duas judocas com muito valor e têm demonstrado isso mesmo. Considero que a vinda delas foi algo que desde o seu início está a ter muito sucesso, e já têm muitos pontos na qualificação e bastantes medalhas. São duas atletas que dão muito bom ambiente à equipa e espírito, e são bastante competitivas. É disso que nós precisamos.

A Telma é a melhor judoca lusa de todos os tempos… é uma forte inspiração, e recentemente foi feita uma homenagem por parte do Benfica, que criou uma prova com o seu nome. Qual foi o sentimento deste reconhecimento?

Senti-me muito orgulhosa, é um feito que se alcança quando já temos uma bagagem muito importante na carreira. Quando já temos um percurso que não é só ganhar muitas medalhas, mas também pela forma como as ganhamos. Já estou no Benfica há 12 anos, e é bastante gratificante sentir este carinho e reconhecimento. É um marco bastante importante na minha carreira ter uma competição com o meu nome.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/04/25/judo-telma-monteiro-entrevista-jornal-o-benfica

XibinhaSLB

• *
  • Ano da "Reconquista"
« Responder #385 em: 30 de Abril de 2019, 17:06 »
MEGA-AULA DE JUDO PARA PAIS E FILHOS

O evento vai decorrer dia 1 de maio no Campo Sintético do Estádio da Luz. O campo sintético do Estádio da Luz vai receber no dia 1 de maio (quarta-feira) uma mega-aula de judo organizada pelo Sport Lisboa e Benfica e pelo Clube Judo Hajime. A judoca Telma Monteiro faz as honras da casa.
Pais e filhos vão poder usufruir de uma aula de judo gratuita, marcada para as 10h30, no Complexo Desportivo da Luz. As inscrições devem ser feitas preferencialmente até ao dia 25 de abril através do e-mail modalidades@slbenfica.pt.

Os alunos deverão apresentar-se devidamente equipados com o fato de judo, assim como os pais com equipamento desportivo.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/04/19/judo-benfica-mega-aula-com-telma-monteiro-no-campo-sintetico-da-luz

XibinhaSLB

• *
  • Ano da "Reconquista"
« Responder #386 em: 02 de Maio de 2019, 15:10 »
MEGA-AULA DE JUDO FOI UM SUCESSO

Telma Monteiro foi uma das judocas do Benfica presentes no evento que decorreu no Complexo Desportivo do Estádio da Luz. O Complexo Desportivo do Estádio da Luz recebeu, na manhã desta quarta-feira, uma mega-aula de Judo organizada pelo Sport Lisboa e Benfica e pelo Clube de judo HAJIME. Telma Monteiro foi uma das anfitriãs.
Centenas de pessoas – entre atletas, alunos e pais – juntaram-se no Dia do Trabalhador para promover a modalidade, num evento que contou com a apresentação de algumas técnicas e exercícios por parte dos judocas do Benfica.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/05/01/judo-benfica-mega-aula-complexo-desportivo-estadio-da-luz-telma-monteiro

XibinhaSLB

• *
  • Ano da "Reconquista"
« Responder #387 em: 16 de Maio de 2019, 10:43 »
Telma Monteiro sai em defesa de Anri Egutidze: «Chega de tanto ódio»

Judoca português deixou cair o telemóvel em prova e tem sido criticado. Telma Monteiro recorreu às redes sociais para comentar o sucedido com Anri Egutidze, atleta do Sporting que este domingo deixou cair o telemóvel durante um combate, acabando desclassificado. A judoca do Benfica saiu em defesa do companheiro de seleção, atleta do Sporting, e pediu para que não fosse "crucificado". "É um excelente miúdo e muito bom colega de seleção. Errou, sim, é verdade. Ele sabe! Ele não está feliz, pelo contrário!", garante a melhor judoca portuguesa de sempre.

Leia o post de Telma Monteiro na íntegra:

"Eu não ia escrever nada até para não alimentar mais polémicas sobre o que aconteceu ... Mas depois de tomar conhecimento de que o que aconteceu com o Anri saiu em tantos meios de comunicação, e de ver tudo o que tem sido comentado, quero aqui publicamente deixar-lhe uma palavra de incentivo e pedir-lhe desculpa, sim desculpa, em nome de todos aqueles que não sabem fazer críticas construtivas, que não sabem comentar sem ofender, que não o conheciam até este momento mas que agora lhe desejam o pior. Já li 'não é português', 'é daquele clube, só podia' - o Anri é português, representa a seleção nacional de judo, tem resultados de prestígio a nível internacional, é um excelente miúdo e muito bom colega de seleção. Errou, sim, é verdade. Ele sabe! Ele não está feliz, pelo contrário!

Mas nunca ninguém errou?? Mesmo no trabalho? Somos todos assim tão perfeitos?
A questão é que ele fez isso em frente a todos e agora está a ser crucificado.

Calma pessoal!

Chega de tanto ódio.

Já agora, porque é o Anri tinha o telemovel? - O Anri levou o telemóvel para ouvir música e para se concentrar, como tantos outros atletas fazem, mas infelizmente esqueceu-se dele dentro do fato de judo!

Foi erro sim, mas vamos ser sinceros, tantas críticas, tantos comentários maldosos, vêm muitas vezes de pessoas que mal podem esperar para ver qualquer coisa polémica ou semelhante para virem descarregar as suas frustrações, e as suas inseguranças neste mundo virtual.

Já agora, espero que fiquem a conhecer melhor o Anri, os seus resultados, e que da próxima vez que ele ganhar o apoiem com tanta intensidade como o criticaram, sem o conhecer.

Fiquem bem e vamos ser mais solidários e positivos.

Bom domingo"

https://www.record.pt/modalidades/judo/detalhe/telma-monteiro-sai-em-defesa-de-anri-egutidze-chega-de-tanto-odio?ref=Modalidades_BucketDestaquesPrincipais

TinyPortal © 2005-2012