X
23 de Fevereiro de 2019, 15:31

Autor Tópico: Fernando Chalana  (Lida 4034 vezes)

Ramiro Lopes

  • *
  • Mensagens: 38831
  • Awards: User do Ano 2011User do Ano 2010
Re: Fernando Chalana
« Responder #100 em: 06 de Fevereiro de 2019, 23:54 »
«Não nasci nesta casa, mas cresci aqui e a forma como fui tratado pelas pessoas é algo que não esqueço. Não me posso esquecer de todos os que me ajudaram a crescer nesta casa. Uma palavra muito especial para o nosso amigo Fernando Chalana a quem queremos dedicar esta vitória.» - Bruno Lage

O nosso pequeno génio sofre de Alzheimer  :festinhas:
Winners focus on winning. Losers focus on Winners

assusboy

  • *
  • Mensagens: 8332
Re: Fernando Chalana
« Responder #101 em: 07 de Fevereiro de 2019, 01:03 »
Que merda, não sabia que ele tinha isso, é uma doença muito ##, que o Benfica o ajude em tudo o que for possível.


« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2019, 03:18 por assusboy »

Teodoro

  • *
  • Mensagens: 12429
Re: Fernando Chalana
« Responder #102 em: 07 de Fevereiro de 2019, 08:50 »
Faz 60 anos no próximo Domingo!
Fé é não querer saber a verdade - Friedrich Nietzsche

Rijokor

  • *
  • Mensagens: 3848
  • Vitória é um destino
Re: Fernando Chalana
« Responder #103 em: 07 de Fevereiro de 2019, 14:53 »
Chalanix

AguiaNina_SLB

  • *
  • Mensagens: 5006
Re: Fernando Chalana
« Responder #104 em: 07 de Fevereiro de 2019, 16:30 »
É uma doença complicada. Vai precisar de um cuidador que olhe por ele.
Toda a gente no BENFICA vai prestar todo o apoio. Mas isso infelizmente não chega.
Ficam as memórias.

lastprophet

  • *
  • Mensagens: 4997
  • Aos 34 quero o 37!
Re: Fernando Chalana
« Responder #105 em: 08 de Fevereiro de 2019, 13:11 »
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/umbigodix-a-chalanix-adeptos-do-benfica-querem-homenagear-chalana-no-domingo?ref=Detalhe_Ultimas

Nas redes sociais correm petições para que o Benfica homenageie no domingo Fernando Chalana, dia em que a glória encarnada faz 60 anos e em que a equipa de futebol recebe o Nacional, no Estádio da Luz. Uma das páginas pioneiras foi a 'Mão de Vata' que, através do Facebook, apelou aos dirigentes para que ao invés das habituais cartolinas, que servem para a coreografia pré-jogo, deixem um bigode nas cadeiras para que os adeptos possam homenagear o antigo extremo, que sofre de Alzheimer e viu a doença agravar-se nos últimos tempos.
"O Real ou o Barça são como teatros gigantescos e nós, os jogadores, somos os actores principais de uma grandiosa encenação. No Benfica é outra coisa, mais ligada ao sentimento, ao povo, à paixão. Vem das raízes, é genuíno. Os adeptos conseguem transmitir-nos exactamente o que lhes vai na alma.Sentimos essa força na pele. (...)" - Saviola

XibinhaSLB

  • *
  • Mensagens: 18509
  • Ano da "Reconquista"
  • Awards: User do Ano 2017
Re: Fernando Chalana
« Responder #106 em: 10 de Fevereiro de 2019, 15:16 »
PRÍNCIPE CHALANA: O PEQUENO GENIAL FAZ 60 ANOS


Citar
Um dos melhores jogadores de sempre da história do Benfica está de parabéns. Um dos transmissores da Mística, ainda hoje deixa com um brilho no olho quem o viu jogar e tem a oportunidade de partilhar com gerações vindouras a qualidade do seu futebol. Pequeno Genial ou Chalanix. Seja qual for o vocábulo utilizado, sabemos que falamos do Príncipe do Benfica, do incontornável Fernando Chalana, que hoje celebra 60 anos de vida e por isso está de parabéns!
Natural do Barreiro (10 de fevereiro de 1959), Chalana era oriundo de uma família humilde, mas os pés do Pequeno Genial nasceram ricos em qualidade futebolística. A sua ligação ao Benfica, essa, já o era antes de o ser. O Príncipe nasce um ano antes da chegada do Rei Eusébio ao Clube; e na década do seu nascimento – anos 50 – foi inaugurado o Estádio da Luz, onde, anos mais tarde, viria a espalhar magia de águia ao peito.

Ainda adolescente juntou o seu nome a outros provenientes desta cidade da Margem Sul e que deram cartas no futebol.

Depois de José Augusto e Adolfo, veio o denominado Grupo do Barreiro com Bento, Carlos Manuel, Araújo, Zé Luís, Diamantino, Oliveira e, claro, Chalana.

Porém, a história que liga Chalanix ao Benfica começou uns anos antes…



A chegada ao Benfica
Decorriam os anos 1974/1975 e Portugal estava em convulsão. Depois da Revolução de 25 de abril de 1974, seguiu-se o Verão Quente de 75, o PREC e a chegada de milhares de portugueses que abandonavam as antigas colónias de África. No futebol, havia um miúdo a dar nas vistas…

Ângelo – antigo Bicampeão Europeu pelas águias – ouve falar de um jovem de 16 anos. Foi ao Barreiro e consigo levou o treinador do Benfica à altura, Pavic, para assistir ao jogo-treino entre o Barreirense e o Oriental. No primeiro lance, Chalana arrancou com a bola, deixou uma série de adversários para trás e foi golo. Pavic levantou-se e exclamou: “Contratem-no!” Assim foi… até 1984, ano em que brilhou no Campeonato da Europa que teve lugar em França e seguiu para Bordéus.

Chegou ainda júnior ao Clube, mas a qualidade do seu futebol era já inquestionável. O Benfica não o quis perder de vista. Do Barreiro ao Estádio da Luz distavam alguns quilómetros e uma imensidão de água chamada Rio Tejo. Chalana não se atrapalhou e colocou em prática a sua parafernália de fintas, como partilhou ao programa “Vitórias e Património” da BTV.

“A primeira vez que fui ao Estádio da Luz foi fácil. Fui com o meu pai. Ia de autocarro do Barreiro até ao barco; seguia até ao Cais do Sodré; apanhava o metro até ao Jardim Zoológico; autocarro até à Rua dos Soeiros; subia a rua e depois descia até ao Estádio. No segundo treino fui sozinho”, disse.



A estreia com o Manto Sagrado
O Pequeno Genial estava nos Juniores e Pavic, treinador responsável pela sua chegada à Luz, já não morava no Clube. O treinador era Mário Wilson. A 6 de março de 1976, o Benfica recebeu o Farense para o Campeonato Nacional e ao intervalo já vencia, por 3-0. O técnico deu a primeira oportunidade ao jovem que havia chegado do Barreiro. Quando pisou o relvado da Catedral pela primeira vez tinha 17 anos e 25 dias. Tornou-se, imediatamente, no mais novo jogador de sempre a representar a equipa sénior dos encarnados. Nesse ano foi duplamente Campeão Nacional: pelos Juniores e pelos Seniores. Estava dado o primeiro passo para uma carreira repleta de altos voos.



A consagração de águia ao peito
A cada época que passava, Chalana confirmava, de forma ainda mais vincada, a qualidade do seu futebol. O Benfica e os Benfiquistas agradeciam. Aos domingos, de 15 em 15 dias, as bancadas enchiam para ver o jogo de cintura, a finta de corpo, os arranques vertiginosos pela ala, os golos, os festejos. Tudo servia de pretexto para mais uma romaria ao Estádio da Luz.

Logo em 1976/77, primeira temporada como jogador do plantel sénior, notabilizou-se com o seu drible, velocidade e capacidade de deixar os colegas na cara do golo. Foi sempre titular e rapidamente chegou a internacional pela Seleção Nacional. Depois de espalhar magia em Portugal, e após um fantástico Europeu que deixou a equipa das Quinas no 3.º lugar, França chamou-o. Em 1984/85 ia para o Bordéus, mas era um "até já"…

Em 1987/88 regressou ao Clube do seu coração. De águia ao peito fez mais de 300 jogos, marcou cerca de 50 golos, conquistou seis Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e duas Supertaças.

Para além de Benfica e Bordéus, Chalana representou, ainda, Belenenses e Estrela da Amadora, clube onde terminou a carreira em 1991/92.



A estreia pela Seleção
Meses depois de se estrear pelos Seniores do Benfica chegou a vez de o fazer pela equipa das Quinas. Era ainda júnior quando o treinador nacional desse escalão, Peres Bandeira, lhe deu a boa nova.

“Nessa altura estava na Seleção de Juniores, com o selecionador Peres Bandeira. Passados dois ou três dias, ele veio ter comigo e disse-me que ia treinar com os Seniores no Estádio da Luz”, revelou ao podcast “Futebol ao Ataque”.

“A minha primeira internacionalização foi no Estádio da Luz, com a Dinamarca. Pensava que ia ser suplente ou ia para a bancada. Tinha os meus 17 anos. Foi com grande alegria que fiz o jogo de princípio e ganhámos 1-0”, recordou Fernando Chalana.



Prémio Carreira na Gala do Benfica
Em 2012, o Benfica reconheceu tudo o que Fernando Albino de Sousa Chalana deu ao Clube como jogador e, mais tarde, como treinador ao agraciá-lo com o galardão Cosme Damião para o Prémio Carreira.

Visivelmente emocionado, o Pequeno Genial subiu a palco para receber o prémio das mãos do presidente, Luís Filipe Vieira, e de outro nome consagrado da centenária História do Clube, Mário Coluna.

Porém, a grande surpresa foi Paulo Futre. O antigo jogador marcou presença no evento, fez questão de agradecer a Chalana por ter sido o futebolista que foi e ajoelhou-se a seus pés como sinal de respeito, tal como prometera uns dias antes num programa da TVI.

“Quando estava no Sporting, apanhava o último barco para o Montijo, às 22h00, e a travessia demorava uma hora. Nessa altura ninguém ia no porão e eu tentava imitar o jogo de cintura de Chalana. Nunca houve, não há, nem haverá ninguém no mundo com a finta de corpo e com o jogo de cintura de Chalana. Eu só pensava em ser como o Chalana e tentei de tudo para ser como ele ao treinar no porão do barco que me levava para o Montijo. Ele era a minha referência”, explicou Futre perante risos da plateia e de Chalana, que tinha o coração cheio com tal partilha.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/02/10/clube-futebol-chalana-60-aniversario-efemeride

XibinhaSLB

  • *
  • Mensagens: 18509
  • Ano da "Reconquista"
  • Awards: User do Ano 2017
Re: Fernando Chalana
« Responder #107 em: 10 de Fevereiro de 2019, 23:33 »
PARABÉNS, CHALANA!


Citar
O Pequeno Genial do Benfica completa 60 anos de vida neste domingo. O Sport Lisboa e Benfica e toda a Família Benfiquista felicitam o nosso grande, grande, grande Pequeno Genial no dia em que faz 60 anos.
Aproveitamos a ocasião para tranquilizar todos os fãs de Fernando Chalana, que se encontra bem, animado e de saúde tal como testemunham as fotos ontem tiradas num jantar em que juntou diversos amigos.

O Pequeno Genial agradece a manifestação de afetos nestes últimos dias que, felizmente, teve por base informações que não se confirmam. Ao nosso ídolo e colega fica um bem haja por muitos e bons anos.


https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/02/10/clube-benfica-parabens-chalana-aniversario

AguiaNina_SLB

  • *
  • Mensagens: 5006
Re: Fernando Chalana
« Responder #108 em: 10 de Fevereiro de 2019, 23:45 »
Não havia melhor e justa homenagem que celebrar o seu aniversário com uma vitória por 10 a 0.
Parabéns Chalana!

XibinhaSLB

  • *
  • Mensagens: 18509
  • Ano da "Reconquista"
  • Awards: User do Ano 2017
Re: Fernando Chalana
« Responder #109 em: 11 de Fevereiro de 2019, 12:23 »
Chalana "encontra-se bem, animado e de saúde"


Citar
Benfica homenageou Pequeno Genial pelo seu 60º aniversário. Chalana foi este domingo homenageado pelo Benfica por ocasião do seu 60º aniversário. Num jantar que juntou velhas glórias do clube da Luz, os encarnados aproveitaram a ocasião para tranquilizar os fãs de Chalana, garantindo que este "se encontra bem, animado e com saúde", tendo postado fotos alusivas ao jantar na página oficial do clube.

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/chalana-encontra-se-bem-animado-e-de-saude?ref=Benfica_BucketDestaquesPrincipais

XibinhaSLB

  • *
  • Mensagens: 18509
  • Ano da "Reconquista"
  • Awards: User do Ano 2017
Re: Fernando Chalana
« Responder #110 em: 11 de Fevereiro de 2019, 18:29 »
A EMOTIVA MENSAGEM DE CHALANA NAS REDES SOCIAIS


Citar
O 60.º aniversário de Fernando Chalana foi devidamente assinalado pelo Benfica no jogo com o Nacional. O ´Pequeno Genial' recorreu às redes sociais para deixar mensagem pública de agradecimento, não só ao clube, como aos familiares e a todos quantos se associaram à data.

«Olá meus amigos e amigas, Quero agradecer a todos pelas vossas mensagens de parabéns pelo meu 60º Aniversário!! Foi um fim de semana de muitas emoções, mas das boas!! Obrigado aos que estiveram presentes no meu jantar de anos, aos que não podendo estar participaram na surpresa que os meus filhos Mariana Chalana e João Nuno Chalana me fizeram, um video que gostei muito. Um OBRIGADO a todos quantos ontem no Estádio Da Luz me fizeram arrepiar com o vosso aplauso, e claro agradecer ao Sport Lisboa e Benfica pela bonita homenagem/celebração dos meus 60 (estou a ficar velhote...) anos!! Deixo-vos aqui uma das surpresas que me fizeram, a minha filha a cantar para mim!!! OBRIGADO, OBRIGADO MUITO OBRIGADO!!!», escreveu Chalana, no Facebook.

https://www.abola.pt/Clubes/Noticias/Ver/773158/40

XibinhaSLB

  • *
  • Mensagens: 18509
  • Ano da "Reconquista"
  • Awards: User do Ano 2017
Re: Fernando Chalana
« Responder #111 em: 11 de Fevereiro de 2019, 18:29 »
A MENSAGEM DE TONI PARA «UM DOS MAIORES TALENTOS DO FUTEBOL PORTUGUÊS E MUNDIAL»


Citar
Muitas têm sido as mensagens endereçadas a Fernando Chalana, umas das velhas glórias do Benfica que completou 60 anos de idade este domingo e que foi merecedor da homenagem à sua história no clube em pleno Estádio da Luz, completa com a goleada histórica por 10-0 sobre o Nacional.

Quem não deixou passar igualmente a data foi Toni, atualmente treinador do Kazma do Kuwait e antigo colega do «pequeno genial» nos encarnados. Assim foi apelidado Chalana por Toni, definindo-o como «um dos maiores talentos do futebol português e mundial» num vídeo publicado nas redes sociais.

https://www.abola.pt/Clubes/Noticias/Ver/773160/40

Teodoro

  • *
  • Mensagens: 12429
Re: Fernando Chalana
« Responder #112 em: 12 de Fevereiro de 2019, 09:21 »
Uma das melhores pessoas que que conheci na vida!
Fé é não querer saber a verdade - Friedrich Nietzsche

 

TinyPortal © 2005-2012